quarta-feira, 13 de julho de 2011

Filmes para se ver no Dia Mundial do Rock!

No dia 13 de julho, gigantes do rock’n'roll subiram ao palco do Live Aid em Londres, na Inglaterra, e também na Filadélfia, nos Estados Unidos. Bandas e artistas como Led ZeppelinU2Black SabbathDavid Bowie e Eric Clapton usaram seus dotes artísticos em prol de uma causa nobre: a luta contra a fome na Etiópia. O ato foi uma iniciativa do cantor Bob Geldof e acabou sendo um marco para roqueiros do mundo todo, e a data se tornou oficialmente o Dia Mundial do Rock.


Confira uma seleção de filmes com bandas fictícias:

The Wonders – O Sonho não Acabou (That Thing You Do! – 1996)
Justamente quando os Estados Unidos eram invadidos pela febre Beatles, uma banda de uma pequena cidade da Pensilvânia, The Wonders, se vê sem baterista às vésperas de um show de calouros. Um jovem aficionado por jazz entra como substituto e durante a apresentação contraria o vocalista e compositor do grupo, acelerando o ritmo da música que deveria ser uma balada. Só que o instinto dele estava certo e o sucesso da música os leva ao topo da Billboard.

Escola de Rock (School of Rock – 2003)
Neste filme, duas bandas foram criadas: a de qual o protagonista, Dewey Finn (Jack Black), é expulso no começo da trama – No Vacancy – e a banda principal que leva o nome do filme – Escola de Rock. Este grupo é formado pelo professor Dewey, no vocal e na guitarra, e pelas crianças de uma conservadora escola, que usam a rebeldia para se libertar do sistema escolar. Lembrando que, durante muito tempo, a rebeldia foi marca fundamental do rock’n’roll.

Quase Famosos (Almost Famous – 2000)
Um jovem fã consegue o trabalho dos sonhos: acompanhar a banda Stillwater para escrever uma matéria para a revista Rolling Stone. Mas quanto mais ele viaja ao lado dos músicos, mais se envolve com o cenário musical dos anos 1970, o que o leva a perder o foco do que realmente está ali para fazer. Além de se apaixonar por uma groopie (uma fã que se envolve com a banda) ele tem que lidar com a preocupação cada vez maior de sua mãe.

Uma Noite de Amor e Música (Nick and  Norah’s Infinite Playlist – 2008)
Nick é baixista e o único integrante heterossexual de sua banda. Norah é filha de um importante produtor musical de Nova York. Os dois se conhecem por acaso e juntos saem à procura de um show secreto de sua banda favorita, Where’s Fluffy, através de pistas que vão sendo divulgadas ao longo da noite. Sem contar que eles também precisam encontrar a amiga de Norah que se perdeu na cidade e evitar a ex-namorada ciumenta de Nick.

Tenacious D – Uma Dupla Infernal (Tenacious D: the Pick of Destiny – 2006)
Se Jack Black integra uma dupla de hard rock, o mínimo que poderia fazer é contar a história da banda numa comédia non-sense. Ao lado do parceiro, Kyle Gass, também músico-ator, ele criou uma trama cheia de referências à história da música pop e com elenco estelar. O destaque fica para Dave Grohl (ex-Nirvana; hoje no Foo Fighters), que faz ninguém menos que o Diabo, considerado pai do rock ‘n’ roll. Mas atenção: neste caso, só a história da dupla é fictícia; a banda existe de verdade.

This Is Spinal Tap (1984)

This Is Spinal Tap é um documentário sobre uma banda fictícia chamada Spinal Tap, dirigido por Rob Reiner e lançado em 1984. O filme satiriza o comportamento e as ambições musicais das bandas de hard rock e heavy metal da época, bem como as tendências hagiográficas dos documentários então produzidos.
Por conter várias piadas relativas ao mundo da música e seus bastidores, é necessário um certo conhecimento deste ambiente para entender o humor do filme.


Airheads (1994) 
Chazz (Brendan Fraser), Rex (Steve Buscemi) e Pip (Adam Sandler) formam uma banda de Rock chamada Os Cavaleiros Solitários. Mas a banda nunca tem êxito nas suas tentativas de fazer alguma gravadora ouvir sua fita demo. Após o show de uma outra banda que teve sua música tocada na rádio, eles decidem ir até a emissora de rádio local, a Rádio Rebelde, portando armas de brinquedo. Ao serem confrontados pelo diretor da rádio, o ameaçam com as armas, porém todos na rádio acreditam que as armas são verdadeiras. Tomando os funcionários da rádio como reféns, com a ajuda do DJ da rádio, eles tentam tocar sua fita.


Walk Hard: The Dewey Cox Story

O filme conta a vida de Dewey Cox, um garoto (interpretado por Conner Rayburn nesta fase) que cresceu em uma cidade no interior do Alabama na década de 40 e que, em 1946, perde o irmão “gênio” Nate (Chip Hormess/Jonah Hill) em um acidente que ele mesmo provoca. Renegado pelo pai (Raymond J. Barry), ele encontra alguns artistas negros tocando blues e decide que será músico. Em 1953, aos 14 anos, ele participa de um show de talentos e provoca reações extremas da platéia, incluindo seu pai, com quem acaba discutindo feio. Então ele decide sair de casa e vai trabalhar em um bar onde tocam músicos negros muito bons. Ali ele consegue um espaço em uma noite em que o artista principal não consegue tocar e, após se apresentar, consegue um contrato com uma gravadora de judeus. A partir daí ele consegue emplacar suas músicas nas principais listas de sucessos e conhece figuras comoElvis (Jack White, do The White Stripes), os Beatles,
 entre outros.


Detroit Rock City (Detroit Rock City – 1999)
O roteirista Carl V. Dupré usou uma banda real – o famoso Kiss – para inventar uma banda fictícia: Mystery, cover dos mascarados. Hawk (Edward Furlong), Jam (Sam Huntington), Lex (Giuseppe Andrews) e Trip (James DeBello) são fãs declarados da banda de Nova York e, em Detroit, montam um grupo para tocar as músicas dos ídolos. O filme se passa em 1978 e conta a saga dos quatro amigos para tentar conseguir ingressos para o show do Kiss que vai rolar na cidade.


Rock Star (Rock Star – 2001)Ele cantou tão alto no show da sua banda favorita que acabou virando o novo vocalista dela. Sorte ou não, o que fez o jovem Chris Coles se tornar o astro apelidado de “Izzy” no Steel Dragon foi mais que sua paixão pelo heavy metal, foi seu fanatismo pela banda. Alem de realizar o sonho de virar um rockstar, Chris “Izzy” Coles provou com gosto que a frase sexo, drogas e rock’n'roll é mesmo verdade.

O Roqueiro (The Rocker – 2008)
O roqueiro Robert Fish Fishman passou sua vida inteira respirando o bom e velho rock’n'roll, ele era o baterista de uma banda de cabeludos chamada Vesuvius. Só que Fish não esperava que no auge da banda ele seria expulso do grupo e seu sonho de ser famoso iria por água abaixo, assim como seu cabelo. Mas agora, vinte anos depois, o rockstar Old School ao lado da banda de seu sobrinho mais novo, irá mostrar ao mundo o poder de suas baquetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário