segunda-feira, 8 de agosto de 2011

#RockEntrevista Lados Opostos: Estão prontos para sobreviver ao Caos?


Desde 2004 na estrada com 2 CDs e 1 DVD lançados, mais de 200 shows e músicas no TOP 10 de diversas rádios, a banda paulista de pop rock Lados Opostos lança seu novo álbum e tour “SOBREVIVENDO AO CAOS”

Confira essa mega entrevista e sobrevivam ao caos vocês também!


Para começar apresentem-se aos nossos Rock Leitores, banda Lados Opostos.


Erik Magalhães – Voz/Gaita/Guitarra
Endell Magalhães – Guitarra/Voz/Violão
Leandro Toxa – Contrabaixo
Kique Rodrigues – Bateria
Bruno Barroso – Guitarra/Violão

Como surgiu a idéia de montar uma banda?

ERIK: Eu e meu irmão tínhamos uma banda de covers, desde 1999... Um dia, tive uns insights e compus umas canções que acabaram dando muito certo. Levei até meu irmão, Endell, acertamos algumas coisas e resolvemos seguir esse caminho. Como os antigos integrantes estavam em outra pegada musical, montamos o Lados Opostos paralelamente, e depois, se tornou a banda oficial.

ENDELL: Erik e eu tínhamos uma banda cover, mas já nessa época estávamos escrevendo e compondo nossas letras. Os membros da banda não queriam, então decidimos formar uma banda de sons autorais.

A banda segue alguma temática?

ERIK: Segue a temática Rock. Sempre seguiu. No começo tínhamos uma pegada mais HC, mas hoje, é bem Rock mesmo, bebendo na fonte de nossas melhores influencias roqueiras. Mas preferimos não ter um rotulo, é Rock, simples e direto, bem tocado.

BRUNO: Sim, prezar o bom e velho Rock and Roll abordando temas da atualidade caótica.

 Lados Opostos tocando na programação de mais de 50 rádios pelo interior paulista, com músicas no TOP 10 de diversas rádios. Qual o sentimento em relação a isso?

ERIK:
Uma palavra exprime isso: OBRIGADO! Devemos tudo a nossos fãs e amigos, que nos pedem nas rádios, TVs, mandam noticias pros jornais, revistas, todos os tipos de mídias. Se nós estamos na programação dessas rádios é porque o trabalho alcançou aquilo que queríamos, uma qualidade enorme, digna de sermos uma banda respeitada. Fico agradecido a todos os que ajudam, e em especial às rádios que abrem as portas humildemente a nós, músicos independentes.

Fale um pouco sobre os trabalhos da Lados Opostos já lançados. O que significou cada um para chegar a essa nova fase da Banda?

ERIK: Devemos tudo a esse trabalho antigo. Sem ele não tínhamos entrado no mercado, no cenário musical independente, não seriamos os músicos experientes e respeitados que somos. Nossos fãs nos conheceram por intermédio dele, e hoje nos seguem porque acreditam no que falamos. O que sinto é uma gratidão enorme.

ENDELL: Bem, eu que estou desde o inicio pude apreciar cada trabalho da banda e cada composição minha ou de meu irmão Erik. As musicas são como filhos mesmo, cada uma com sua qualidade e sua realidade. Nos trabalhos atuais estamos misturando as idéias dos outros membros da banda, o que não acontecia antes.

TOXA: É a coroação de uma fase, de um momento, e tudo o que soma de uma forma feliz na sua vida tem um significado. Se estamos aqui até hoje, o tempo fala por si só os significados.


BRUNO: A banda teve algumas vertentes puxada para o HardCore no primeiro CD, em 2007. Em 2008, com a entrada do Kique (baterista) e eu (Bruno) a banda começou a compor músicas com novas roupagens, passando pelo rock até chegarmos onde estamos hoje.



 Gravações, prêmio, CD, DVD, fãs e turnês. O crescimento da banda pegou vocês de surpresa?

ERIK: Pra ser sincero, não muito. Estamos desde 2004 nessa batalha, matando um leão por dia. Todo o trabalho é feito com a melhor das intenções, pensando em nosso publico e em nossa satisfação pessoal. Noites mal dormidas, viagens de ultima hora, pouco tempo com a família, tudo isso é feito pensando no reconhecimento da banda. Então, se estamos obtendo esse retorno, é porque trabalhamos muito, e com qualidade, para chegarmos onde estamos. Então, surpresa nós não temos, se aconteceu, é porque de certa forma nós merecemos, fizemos por onde.

 O nome do novo álbum “Sobrevivendo ao Caos” é bem enfático e chamativo! O que é Sobreviver ao Caos para vocês?

BRUNO: Todas as pessoas sofrem um “caos” particular como no trabalho, rotina em casa, problemas de saúde e isso sem contar a destruição do nosso planeta, roubos, violência excessiva onde pais matam filhos e vice e versa... Para o cidadão brasileiro, todo dia é um novo dia e sempre esperando que ele acabe bem.

Como foi o processo de produção do novo álbum “Sobrevivendo ao Caos”? Houve alguma parceria nas composições?

ERIK: Diferente do que fizemos no trabalho passado, dessa vez a banda toda palpitou em letras e arranjos, chegando num consenso. Antes, apenas eu escrevia e levava ao meu irmão, e de lá ia pro estúdio, sendo passada à banda. Hoje, todo mundo na banda compõe, todos arranjam e ficou realmente com a cara do Lados Opostos. Não tivemos parcerias, 100% do que será ouvido no CD é Lados Opostos.

 Qual o nome das principais músicas, qual será o single?

ENDELL: O novo trabalho segue um principio de dizer sempre a verdade, embora seja um trabalho diferente de tudo o que fizemos. Um blues antigo pode ser a musica mais aceita pela galera que acompanha a banda, mas outras músicas como “Sem perceber”, “Sobrevivendo ao caos” e “Longe de lugar nenhum” são as musicas mais elogiadas por críticos e produtores envolvidos.

 Qual é o diferencial desse novo trabalho da Lados Opostos?

KIQUE: Ahh, com certeza as letras são o diferencial, musicalmente também está bem diferente do trabalho antigo, e de certa forma tudo que envolve o trabalho novo é diferenciado.

ERIK: Ser real, ser verdadeiro, não ser mascarado. As bandas atualmente estão mascarando o trabalho, dizendo coisas bonitinhas, lindas, mostrando que o mundo é lindo, enquanto todos os dias nós vemos que não é bem isso. Falta alguém que não tenha rabo preso com TV e gravadora dar um tapa na cara da sociedade e fazer o trabalho sujo de trazer à tona a verdade que sabemos, porém, mascaramos. Queremos mostrar o erro, e darmos nossa versão de como podemos mudar. Não temos a formula secreta de melhorar o mundo, mas juntos, podemos achá-la.

 Acham que é possível confirmar uma identidade musical própria dentro do cada vez mais minguado e restrito cenário do rock nacional?

BRUNO: Sim, afinal o verdadeiro Rock é aquela coisa de querer mudar o mundo e revolucionar. O cenário musical está fraco porque não existem mais bandas assim na mídia. Mais vale um real no bolso do empresário do que uma idéia na cabeça do cidadão.

ERIK: Sim, é possível. O Lados Opostos já está nesse processo. Você tem que se re-inventar sempre, escapando da mesmice. Nossa banda conseguiu. As outras bandas têm que passar por esse processo, de tentar se encontrar dentro da música, esquecendo as influencias do rádio e da TV. Criou-se um estereótipo musical de que “músicas boas tem que ter refrão e até 3 minutos”, e isso é a maior baboseira inventada. Iremos provar com esse novo trabalho.

 Qual a expectativa da Banda com relação a musica “HERÓIS NÃO EXISTEM MAIS”? Já que essa musica é uma versão da música Your Winter, da banda norte-americana Sister Hazel.

ERIK: A melhor possível. Já vínhamos tocando nossa versão de YOUR WINTER nos shows, e a resposta da galera foi positiva demais. Mostramos ao Sister Hazel os motivos musicais de porque queríamos gravar essa música e eles aceitaram de boa. Ganhamos os direitos da música diretamente deles, nos EUA, e somos a única banda nacional a ter esse direito. A música já está em processe de arranjos finais no estúdio, e esperamos fazer dela um hit bacana, tentando chegar ao mesmo patamar de retorno que o próximo Sister Hazel conseguiu com essa música. Estamos muito felizes com o retorno que conseguimos, tanto do público quanto do próprio Ken Block, vocalista do Sister Hazel.

 A nova turnê nacional "SOBREVIVENDO AO CAOS" começa em Agosto de 2011. Quais são a expectativas da banda?

ENDELL:
Expectativas de muita estrada e muitos shows. Esperamos conter o caos e transmitir um pouco de paz para a população das cidades onde passarmos.

O que podemos esperar da Lados Opostos para esse segundo semestre de 2011? E para 2012?

ERIK: Podem esperar muita novidade, surpresas boas e ótimas apresentações. Estamos batalhando pra fazer um mega espetáculo de música e arte. Podem esperar que vão ouvir muito nosso nome ainda. Pra 2012, continuar a tour e talvez, um DVD ao vivo pra galera, pra coroar esse trabalho!

ENDELL: Muito Rock and Roll!

TOXA: Show. Acho que não tem mais a oferecer do que isso.

BRUNO: Para 2011 o lançamento do CD novo, a divulgação da nossa nova musica de trabalho (que ainda é segredo) e para 2012 um novo videoclipe e quem sabe aí um DVD.

 A internet é uma ferramenta quase fundamental para uma banda hoje. É o principal meio de divulgação de shows, noticias e músicas das bandas atuais. O que vocês acham de tudo isso? As redes sociais ajudam no crescimento da banda?


KIQUE:
Todas as ferramentas de divulgação ajudam o crescimento da banda, e eu acho legal essa globalização musical, tem muitas e muitas bandas boas presas no anonimato enquanto gravadoras mandam e desmandam nas rádios. A internet é a melhor fonte pra quem procura um som novo de qualidade.

BRUNO: Com certeza, a Internet vem nos ajudado bastante já que não temos tanto acesso à imprensa, pois hoje em dia pra tudo se cobra jabá.

 Uma mensagem para seus fãs.

ERIK: Galera, muito obrigado pela confiança e por, em quase 7 anos, continuarem a nos agüentar. Obrigado por seguirem o Lados Opostos e por nos fazerem felizes, pois todo o trabalho que fazemos é pra vocês. Obrigado aos nossos amigos e família por entenderem nosso momento “ausente” e obrigado a vocês da ROCKLAND CLUB pelo espaço cedido. Continuem ai nessa batalha pela musica independente. Agradecimentos especiais a nossos parceiros patrocinadores da RMV Baterias, Meteoro Amplificadores, IBOX Acessórios, LoopShirts Camisetas, TVSPL Web TV e a todos os que vão ler essa entrevista. Mantenham a cabeça sossegada, e Sobrevivam ao Caos. Abraços!

ENDELL: Tranquem portas e janelas, não olhem lá fora... É tudo o que nos resta! Sinceros obrigados!

TOXA: Um obrigado, sincero e verdadeiro.

KIQUE: Ouçam o som, divulguem a banda e continuem nos ajudando, pois o som novo é pra vocês! Obrigado por tudo, e sobrevivam ao caos!

BRUNO: Galera, muito obrigado pela força, pelo carinho que é dado ao Lados Opostos e deixar bem claro que nós só estamos aqui ainda por causa de cada um que lê essa entrevista e acompanha a banda em shows, internet, divulgação, etc. Quero deixar um enorme abraço a todos os nossos fãs e dizer que o Lados Opostos reconhece cada gesto de carinho que nos dão. Valeu galera.



Contato para shows:
Sigma 6 Produções Artísticas & Entretenimento
+55 (11) 6400.6140